3 tendências que prometem revolucionar o Payments em 2021

Finanças

09.03.2021

Os meios de pagamento que conhecemos mudaram, conheça as novas formas de realizar transações bancárias

Não é difícil notar como a internet e os smartphones dominaram a maneira como nos relacionamos com nossos bancos, seja como pagamos nossas contas, transações e compras, tudo em apenas poucos cliques, se compararmos o uso cada vez mais constante e prático que o mobile vem nos trazendo, afinal, quem não possui um smartphone hoje em dia? Essa tendência vem ganhando espaço e com ela mudando a forma que os usuários lidam com o dinheiro. 

Diante desse novo cenário apresentando, separamos alguns pontos muito importantes que você precisa conhecer agora mesmo para não ficar desatualizado com as novas tendências de Payments.

Principais tendências de Payments 

  1. Pix

Essa nossa lista não poderia começar de outra maneira, O Pix surgiu no fim do último trimestre de 2020, e vem ganhando cada vez mais força na forma em que é feito as transações online, e nesse ano de 2021 ele promete se consolidar de vez, principalmente para os varejistas em suas vendas.  

Para destacarmos melhor a presença do Pix, segundo o Banco Central, essa modalidade de transferência bancária já representa 84% das transações realizadas no país, e esse número pode ser mais expressivo se levarmos em consideração de que ele já é o responsável por 44% do valor movimentado pelo sistema, além de algumas marcas de peso como Submarino, Americanas e McDonald’s, já estudam um formato de pagamento utilizando o Pix. 

  1. Pagamento Digital

Cada vez mais vemos empresas investindo e desenvolvendo a experiência do usuário no meio digital, estreitando o relacionamento EMPRESA x CONSUMIDOR. Essa prática impacta diretamente na decisão final em relação à instituição financeira. Com o lançamento de diversos dispositivos que permitem o pagamento online como smartphones e wearables, acessórios com tecnologia NFC, que permitem a troca de informações diretas entre os dispositivos e as instituições financeiras apenas com a aproximação do equipamento, realizando o pagamento de maneira instantânea, prática e muito mais segura. 

O NFC é uma tecnologia que veio para ficar, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira Das Empresas De Cartões De Crédito E Serviços) essa modalidade já movimentou mais de R$ 8,3 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2020, o que representou um crescimento de 330% em relação ao ano de 2019.  

  1. Open Banking

Uma das soluções mais esperadas para o ano de 2021, o Open Banking é um sistema de compartilhamento de dados e informações de serviços entre consumidor e instituição financeira. Essa medida possibilita que o consumidor tenha de maneira personalizada acesso a produtos e serviços, que atendam diretamente às suas necessidades e desejos de maneira muito mais eficiente e abrangente. O Open Banking possibilita que o usuário tenha maior autonomia em suas decisões ao promover serviços financeiros mais eficientes. 

Alguns exemplos desse tipo de serviço estão:

  • Maior transparência e melhorias na experiência do usuário;
  • Aumento de  segurança entre os processos;
  • Maior eficiência entre os mercados de pagamentos integrados. 

Com tanta inovação, o que você precisa mesmo é de uma gestão financeira de qualidade, venha para Enjoy Gestão Financeira e veja seus ganhos em produtividade aumentarem em medida que seus custos administrativos são reduzidos, além de maior praticidade ao gerir documentos e informações tão importantes para a saúde da sua empresa.

telefone