4 soluções para lidar com a inadimplência na sua empresa

Finanças

06.10.2021

Cinco em cada dez empresas sofrem com algum tipo de inadimplência por parte de seus clientes.

A inadimplência se caracteriza pelo não pagamento de dívidas ultrapassando um período de até 90 dias. Ficando a cargo de gestores da empresa, através de estratégias financeiras, a regularização de débitos e créditos, evitando que aconteçam prejuízos que possam comprometer a empresa futuramente.  

De acordo com o Banco Central, é normal diferentes nichos de atuação atuarem com taxas distintas de inadimplência, mantendo em 5% o nível aceitável para que uma empresa possa apresentar perante o mercado.

Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, revelou que cinco em cada dez empresas entre micro e médio porte identificaram inadimplência por parte de seus clientes. Em contrapartida, apesar de números ainda expressivos, dados mostram que houve uma queda de inadimplência por parte de empresas desse mesmo porte, registrando menor valor se comparado ao mercado no mesmo período pré-pandemia. Devido a alguns fatores como maior crédito gerado por medidas emergências do governo e quedas dos juros, por exemplo.  

Como entender e identificar a inadimplência 

  • Monitoria Mensal: Um estudo frequente sobre a inadimplência deve ser realizado com o objetivo de entender os principais fatores que estão relacionados ao seu negócio, identificando se os aspectos apresentados são pontuais, causados por uma situação singular, ou estão sendo constantes, desta maneira avaliando alternativas que podem ser utilizadas para que seja revertida a situação. 
  • Avalie cada situação: A melhor forma de ter uma visão geral é separar os principais clientes e pendências por débitos e atrasos, dessa forma será possível entender e elaborar estratégias independentes para cada necessidade, dividindo em situações quitadas, atrasos, e as que ultrapassaram 90 dias, já sendo consideradas como fator crítico a ser avaliado, e calcular o nível de inadimplência que a sua empresa possui no momento.

Como solucionar a inadimplência 

  1. Organize os atrasos

Para que a organização de atrasos seja realizada com foco e de maneira eficiente e que não haja itens e valores ignorados, é indicado o uso de planilhas e softwares especializados, sendo incluso o que for de maior relevância,  como todos os dados principais sobre os clientes, valores e tempo em aberto, e possibilidades de pagamento. 

2. Tenha um controle sobre os devedores

Um ponto importante que deve ganhar atenção por parte dos  gestores, é o controle sobre os devedores da empresa, elaborando planejamentos de cobrança e prazos que auxiliem o seu negócio. Os principais pontos que devem ser identificados:

  • Quantos são;
  • Quem está em débitos com a sua empresa; 
  • Real valor;
  • Serviço/Produto adquirido;
  • Fez ou não acordos

Outro fator importante a ser levado em consideração,  é que ao identificar os clientes inadimplentes o gestor tem a possibilidade de realizar uma avaliação mais profunda sobre o seu negócio, identificando se ele está dentro do nível aceitável de inadimplência, evitando assim, que seja afetada negativamente a saúde financeira da empresa.

3. Abra as possibilidades de pagamento

Abrir para novas possibilidades de acordos e pagamentos é uma das melhores formas de quitar os débitos em aberto, oferecendo ao cliente alternativas de realizar o pagamento integral ou em parcelas de acordo com sua realidade.

Por isso, negociar com o cliente sobre o valor em aberto e como pode ser feito o pagamento, se torna uma ótima possibilidade de receber parte da quantia esperada, além de  reduzir possíveis prejuízos, afinal, por conta de multas e juros, o valor pode vir a se tornar estrondoso, o que levaria muito mais tempo de ser quitado.

4. Ofereça mais de uma forma de pagamento 

Ter um leque de possibilidades de pagamento, permite que o cliente possa escolher a melhor forma de quitar suas dívidas, além de ser um atrativo na hora de captar novos clientes, pela facilidade que eles vão encontrar em adquirirem seu produto ou serviço

Oferecer um sistema de pagamento digital pode ser uma das alternativas mais indicadas para o seu negócio, abrindo possibilidades variadas de pagamentos como: 

  • Boletos;
  • Débito automático; 
  • Cartão de crédito

Esse último ainda permite que o cliente consiga parcelar os valores em aberto, sem afetar as finanças da sua empresa. 

Precisa de ajuda com a sua empresa? Conheça a Enjoy Gestão Financeira

A Enjoy oferece o que há de mais moderno e eficiente em gestão financeira para a empresas de todos os portes, disponibilizando todo o suporte realizado especialistas alinhados com o  mercado, promovendo de forma otimizada um departamento financeiro inteligente para o seu negócio. Conte com a Enjoy e veja a sua empresa crescer como sempre sonhou. 

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Politicas de Privacidade e Cookies.

telefone