Entenda os desafios do empreendedorismo feminino

Empresarial

25.03.2021

Apesar de representar 24 milhões de empreendedoras somente no Brasil, as mulheres ainda sofrem muitos desafios na jornada do sonho do seu próprio negócio.

A cada ano mais mulheres em diversas faixas etárias sonham em ter sua liberdade profissional e financeira. As mulheres já compartilham do papel de destaque no mercado de trabalho em cargos de liderança, ganhando espaço também quando falamos do crescimento do empreendedorismo feminino, não apenas no Brasil como no mundo todo. 

Presentes em diversos setores que antes eram predominantemente masculinos, as mulheres promovem mudanças ao mercado e a economia que os movimenta. O Sebrae divulgou um estudo sobre Empreendedorismo Feminino no País, no qual é possível notar que o Brasil ocupa a 7ª colocação mundial, quando falamos em mulheres donas de seus próprios negócios, porém, mesmo assim o empreendedorismo feminino sofre com diversos desafios a serem enfrentados diariamente. 

Onde as mulheres estão?

O empreendedorismo feminino está em grande atuação no mercado, representando uma parte ativa da movimentação da economia, entre os setores escolhidos por elas, podemos destacar os segmentos:

  • Beleza, bem-estar e cuidados;
  • Moda;
  • Alimentação;
  • Saúde particular;
  • Atividades juridícas;
  • Contabilidade.

Em nosso site separamos algumas  técnicas de vendas que você precisa conhecer para alavancar o seu negócio. 

Os Desafios Do Empreendedorismo Feminino 

Iniciar um negócio próprio é desafiador para qualquer um, mas esses desafios podem se mostrar ainda maiores para as mulheres. Por conta de diversos fatores que influenciam em seu dia a dia e refletindo na dedicação voltada ao seu próprio negócio. 

  1. Jornada Dupla

Um dos principais desafios para as mulheres que querem empreender, com certeza está relacionada a responsabilidades da vida pessoal. Mesmo se tornando donas de seu próprio negócio, e trabalhando tanto quanto os homens, as mulheres por muitas vezes precisam chegar em casa e exercerem o papel como administradoras do lar, com atividades de educação dos filhos, cuidados da casa entre outros, o que acaba causando um desgaste e a desmotivação de continuarem. 

  1. Pouco Incentivo 

Um problema recorrente entre o empreendedorismo feminino é o pouco incentivo em relação ao seu negócio, obrigando que muitas empreendedoras recorram a recursos próprios para iniciar suas atividades. Além de muitas relatarem a falta de apoio encontrado dentro de seu círculo social, como amigos e familiares, gerando uma desmotivação para empreender. 

  1. Autoconfiança 

Como citado acima, a falta de incentivo, e as dificuldades financeiras são os principais responsáveis pela falta de confiança das mulheres empreendedoras. Mas uma boa notícia é que esse fator pode ser combatido, ao desenvolver melhor seus fatores comportamentais e de estudos, o que reflete em uma melhor gestão financeira e tomada de decisões mais seguras e assertivas. 

Linhas de crédito exclusivas para mulheres 

Diante de tantos desafios é muito reconfortante saber que existem empresas que acreditam no empreendedorismo feminino, e possuem incentivos especiais para elas, podemos citar:

  • Caixa Mulheres;
  • Crédito para Mulheres Empreendedoras;
  • Elas-Banco Palmas;
  • Banco da Mulher Paranaense

Você empreendedor ainda tem dúvidas de como desenvolver de maneira ideal o planejamento e gestão da sua empresa? Então você precisa conhecer agora mesmo os serviços da Enjoy Gestão Financeira. Especialistas em otimização inteligente do seu negócio e departamento financeiro, desenvolvendo de maneira duradoura os resultados necessários para o crescimento da sua empresa. 

telefone