Por que separar agora mesmo as finanças pessoais e empresariais?
Separar as finanças pessoais da empresarial é fundamental para uma gestão financeira eficaz, evitando prejuízos devido a uma má administração das contas.
Em toda empresa manter a saúde financeira é de extrema importância para que sejam evitados possíveis prejuízos, além disso a partir dessa organização é possível mensurar melhor os lucros. Porém, a organização financeira pode não ser uma tarefa muito simples, e tende a gerar diversas dúvidas em empreendedores e gestores, afetando até mesmo o desempenho organizacional.
Entre as diversas práticas que podem afetar a gestão financeira do seu negócio está o hábito ruim de separar as finanças pessoais das empresariais. Se tornando uma atividade de risco ao não distinguir quais valores são parte da instituição e quais valores do empresário, fazendo com que facilmente problemas financeiros surjam, e pior, que empresas e empreendedores possam quebrar pela falta de cuidados.
Entre os principais aspectos negativos dessa prática podemos destacar:
–Maior dificuldade em lucratividade;
-Complicação ao gerenciar notas fiscais e recibos;
–Risco de inadimplência;
–Dificuldade em estabelecer objetivos profissionais e pessoais;
–Risco de uma gestão financeira desorganizada, desmotivando parceiros e investidores.
Como separar de forma adequada as finanças pessoais e empresariais
1.Considere o Pró-Labore
A prática do pró-labore consiste em implementar uma política na empresa, da qual os sócios terão um salário fixo em relação ao seu trabalho prestado. Essa prática permite que seja mais fácil visualizar o valor recebido por mês, e assim administrando as contas pessoais da forma mais adequada, evitando que ocorra prejuízos financeiros tanto pessoais quanto empresariais.
2. Mantenha uma conta corrente separada
Ter uma conta corrente separada para a empresa e a pessoal, possibilita uma melhor visualização dos gastos, além de maior controle financeiro, permitindo identificar os valores que entram e quanto estão saindo, para cada ponto específico, possibilitando um planejamento financeiro eficaz, evitando gastos e descontrole que podem atrapalhar futuramente.

3. Adote um controle financeiro eficaz
Independente do porte da sua empresa e da função que os sócios e empreendedores desempenham nela, o controle financeiro eficiente deve ser realizado por um profissional especializado .
Esse profissional será capaz de elaborar novas estratégias e alinhar o planejamento com a realidade da empresa, de forma que ela cresça de maneira sólida ao contornar possíveis problemas que podem surgir em relação ao seu negócio e suas atividades.
4. Fluxo de Caixa
Às vezes não recebendo a devida atenção por parte de empreendedores e gestores,o Fluxo de Caixa é um indicador preciso para demonstrar toda a movimentação financeira que ocorre na empresa, permitindo que seja analisada durante períodos ou diariamente.
Essa atenção é muito importante para que os responsáveis pela gestão financeira consigam identificar os gastos e quais fatores exigem maior atenção e cuidados, dedicando atenção e esforços de gestores e funcionários.
Conte com a Enjoy Gestão Financeira
A Enjoy oferece o que há de mais moderno e eficiente em gestão financeira para empresas de todos os portes, oferecendo um suporte de especialistas com grande experiência de mercado, promovendo de forma otimizada um departamento financeiro inteligente para o seu negócio. Conte com a Enjoy e veja a sua empresa crescer como sempre sonhou.