5 erros comuns que impedem o crescimento da sua empresa

Empresarial

10.10.2022

Todos os dias diversas empresas se deparam com erros comuns que podem ser evitados, auxiliando assim em seu desenvolvimento.

O empreendedorismo no Brasil está em constante crescimento, o que já levou o país a sétima colocação mundial no segmento, um número que se torna ainda mais animador quando pensamos que a quantidade de empresas que sobreviveram há mais de 3 anos também está em alta, contornando adversidades como crise econômica e a pandemia

Claro que esse crescimento é inspirador para novos empreendedores que sonham em ter seu próprio negócio, mas hoje, vamos voltar a atenção para aqueles que estão atuando já há algum tempo no mercado, mas convivem com a sensação de que o seu negócio está estagnado e apesar das inúmeras tentativas parece que ele não cresce. 

Pensando nisso, separamos 5 erros muito comuns que podem impedir a sua empresa de crescer


  1. Sua empresa não possui um planejamento estratégico

Um dos erros mais comuns principalmente em empresas que estão iniciando suas atividades, a falta de um planejamento estratégico impacta em diversos setores do seu negócio, entre eles o setor administrativo da empresa. 

Para que um planejamento estratégico possa ser feito de forma eficiente e auxilie no crescimento da sua empresa, o plano deve contar com os principais objetivos divididos em curto, médio e longo prazo, e quais as principais especificações e necessidades para que ele seja alcançado, lembrando sempre, esse planejamento deve ser sempre revisitado, sendo ajustado de acordo com as novas necessidades. 

Outro fator é alinhar as estratégias com os gastos e investimentos, além de orientar a equipe de colaboradores para que eles estejam preparados para desenvolver cada uma das tarefas, colocando em ação o plano da melhor forma. 


  1. Não dá importância para o marketing da sua empresa

Já ouviu a frase: É preciso ser visto para ser lembrado? Isso é aplicado no seu negócio também. 

Acontece que o marketing é uma das principais ferramentas para o crescimento da sua empresa, com ele, é possível identificar o seu público alvo, além de criar ações diretas ao seu consumidor. 

Dessa forma você também consegue se comunicar melhor com o seu público, criando maior confiança e conhecimento do seu produto, além de entenderem a necessidade da sua empresa se tornar presente em seu cotidiano. Por isso, quanto mais você aparecer para seus potenciais clientes, mais você será lembrado por eles. 


  1. Não praticar a inovação em seus processos 

Um fator que afeta diretamente o desempenho de uma empresa, é ela ficar presa no tempo e a processos que são pouco ou nada eficientes para o seu desenvolvimento. Quando abordamos esse fator, a inovação não é somente sobre a tecnologia, mas sim, como é realizada cada uma de suas tarefas. 



A inovação está na forma como a cultura da empresa é vista, como ela se relaciona com seus funcionários e clientes, além de como oferece seus produtos e serviços ao mercado. 


  1. Colaboradores desmotivados 

Sem dúvidas, ao investir no crescimento de uma empresa deve se começar de dentro, com a sua equipe de profissionais motivadas com o trabalho, afinal, são eles um dos principais meios em que irão entregar o seu serviço com qualidade a seus clientes. 

Uma equipe satisfeita se torna mais eficiente, alcançando resultados e metas estipuladas, proporcionando um ambiente saudável e produtivo

Por isso, nomeie um bom líder para administrar a equipe, ela deve ser capaz de escutar, ter empatia e auxiliar sempre que necessário, instruindo a melhor forma de realizar os trabalhos além de conquistar os resultados. 

Outro aspecto é estimular o aumento de conhecimento de sua equipe seja para cursos novos, ou reciclagem do conhecimento já adquirido por eles. 


  1. Não possui uma organização financeira 

A saúde financeira se torna fundamental para o desenvolvimento da empresa, quando livre de multas e juros e com valores em caixa é possível investir em novos recursos, tornando possível o crescimento a longo prazo. 

Porém, quando isso não ocorre, e os indicadores financeiros não estão organizados e não recebem a devida atenção se tornam impossível elaborar estratégias eficientes e evitar gastos desnecessários, para isso, acompanhar o controle de gastos, fluxo de caixa e a contabilidade são pontos que devem fazer parte da rotina da sua empresa. 


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