O que você precisa saber para calcular os custos de seus colaboradores
Tão importante quanto o valor do salário pago, entender quais custos são ligados a uma contratação é fundamental para que uma empresa possa lidar com valores e planejar o seu crescimento
Ao contratar um colaborador para a sua empresa em regime CLT, existem diversos custos que devem ser levados em consideração, além do salário oferecido. Entender como funciona esse processo, e como calcular o valor de um funcionário de modo que não irá impactar negativamente na saúde financeira da sua empresa é fundamental para a gestão do seu negócio.
Quais os principais custos de um funcionário?
Muito além do salário e benefícios como vale transporte e alimentação, a empresa ao selecionar um colaborador para a sua equipe, precisa também ter ciência de outros custos adicionais para a manutenção do mesmo, ficando de acordo com as normas e leis trabalhistas que o protegem, entre os principais custos de um funcionário estão:
- 13º salário
- Adicional de férias
- Plano de saúde
- Contribuição social FGTS
- Despesas com recrutamento, seleção e capacitação
- Despesas em caso de demissão e licenças
Como calcular o custo de um funcionário
Para iniciarmos a forma em como calcular o custo de um funcionário, é preciso que seja levado em consideração encargos e tributos, seguindo o regime tributário estabelecido.
Simples Nacional
O modelo utilizado para micro e pequenas empresas permite que impostos e tributos sejam organizados de maneira unificada em um único módulo de pagamento, atendendo as exigências municipais, estaduais e federais.
Quem adota esse tipo de regime está isento de encargos e tributos como:
- INSS
- Patronal
- Contribuições ao Sebrae e Senai
- Incra
- Seguro acidente de trabalho

Porém, seus custos obrigatórios estão:
- FGTS de 8% em relação ao salário bruto
- 13º salário
- Provisão de multa para rescisão
- Previdenciário
Para esse tipo de cálculo é orientado o uso da divisão já realizada comumente na folha de pagamento, ficando da seguinte forma:
- Valores de vencimentos como salários, adicionais e horas extras
- Contribuições necessárias como INSS e IRRF
- Benefícios
Lucro Real ou Presumido
Outra forma de regime que pode ser utilizado é o Lucro Real ou Presumido, esse modelo é escolhido quando a empresa não opta pelo Simples Nacional em sua contratação, sendo considerado um dos regimes mais utilizados no país, abrangendo empresas que possuem um rendimento anual maior que R$3,6 milhões.
Esse conceito representa um custo adicional de aproximadamente 70% do salário de cada colaborador.
O modelo aborda todas as obrigações já conhecidas para o Simples Nacional, além de incluir em seus custos, os seguintes valores:
- 20% referente ao INSS
- 13º salário de 8,33%
- Fração de férias de 11,11%
- 8% destinado ao FGTS
- 4% de Provisão de multa para rescisão
- Previdenciário de 7,93%
- 3,3% destinada a Alíquota de terceiros como: SENAI, Incra, SEBRAE e SESI
- Seguro Acidente de Trabalho (SAT) de 3%
- Salário Educação de 2,5%
Como gerenciar a relação de custo e resultado de um funcionário
Conhecer os custos de cada colaborador em sua empresa é uma informação fundamental, com ela, o gestor e empreendedor consegue determinar as melhores estratégias através de um equilíbrio ao seu negócio, fazendo com que ele pague seus custos, desse modo para que haja o lucro sobre o seu investimento.
Esses valores ainda permitem uma visão mais ampla, prevendo os valores destinados a despesas, e encontrando assim o melhor momento para investimentos e quanto será investido.
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