Os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor

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28.05.2021

Existem diversos fatores que são responsáveis por criar o desejo e o sentimento de necessidade do seu produto e sua marca para o consumidor.

Alguma vez quando você foi comprar ou consumir algum produto e serviço, sentiu uma certa identificação com ele, como se tivesse sido desenvolvido exclusivamente para você? E esse sentimento foi o que determinou a decisão de compra?

O que de fato não é segredo, é que  existem sim diversas estratégias que influenciam na compra do consumidor, e na forma como ele se relaciona com marcas e produtos. Muitas marcas usam estratégias de branding para gerar valor, fazendo com que seus produtos se tornem mais atraentes e que despertem o desejo em seu público. 

O que são estratégias de branding?

As estratégias de branding são o ponto de partida para criar uma marca forte e atrativa, além de tornar os clientes fiéis, refletindo diretamente nas vendas. Podemos destacar algumas estratégias que não podem faltar no seu negócio.

  • Uma marca forte e que transmita seus ideias e visões aos clientes;
  • Crie um bom marketing de conteúdo;
  • Esteja presente de maneira ativa nas redes sociais;
  • Use do marketing promocional para cativar seus clientes, oferecendo conteúdos e brindes exclusivos para eles. 

A influência das cores

Uma estratégia que pode definir o sucesso de uma marca é o uso da psicologia das cores, algo muito utilizado no marketing. As cores podem influenciar diretamente o desejo e sentimento do consumidor. Basta olhar em sua volta, e você vai reparar que não é por acaso que uma determinada cor é escolhida para integrar a imagem de uma marca ou colorir um ambiente.

Podemos citar alguns exemplos de cores e como elas agem diretamente no nosso subconsciente.

  • Amarelo: Otimismo; Alegria; imaginação; estimula a fome;
  • Laranja: Humor, alegria, diversão;
  • Verde: Saúde, perseverança renovação;
  • Azul: Confiável, forte, estabilidade;
  • Vermelho: Paixão, desejo, energia, fora;
  • Preto: Poder, sofisticação, estilo, luxo. 

Agora que você sabe que existem estratégias por trás do envolvimento que temos com as marcas,  separamos alguns segredos que vão ajudar você a conquistar de vez a atenção e o interesse de seus consumidores

Mas antes de iniciarmos, dois pontos precisam ser bem estabelecidos, para que exista sucesso na conquista e por consequência a realização da venda. Estamos falando de um planejamento e definição do público, porque isso é importante? Porque eles quem serão os guias de como a sua campanha e ação irá se comportar, chegando ao seu perfil ideal de consumidor e criando identificação consumidor-marca com maior assertividade. 

Tenha um bom planejamento

O planejamento para que seja eficaz precisa ter o detalhamento completo, com suas principais características, informações do mercado e o perfil do público que deseja atrair. Dessa forma vai ser mais fácil entender a necessidade e dores do seu cliente, e como trabalhar entregando a melhor experiência para eles. 

Qual o seu público?

Falamos tanto de público ideal, mas afinal, como é o tipo de consumidor que você deseja? Para isso é preciso criar personas que atendam a todos os pontos do comportamento do consumidor, que mais se aproxime dos seus clientes.

Nessa hora vale criar uma ficha completa dele, contendo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Classe social;
  • Atividades;
  • Profissão; 
  • Lembrando, quanto mais detalhes melhor.

Definindo seu público-alvo, é hora de desenvolver suas ações voltadas a ele, voltando às estratégias de marketing para atrair e atingir esses clientes, garantindo maior chances de uma realização de compras. 

Para isso, é preciso criar a persona ideal para o seu negócio, aquele comprador que você idealiza como sendo o que mais se identifica com a sua marca e produto, nessa hora é muito importante colocar todas as informações em prática e criar um personagem mesmo, com nome, idade sexo, e como ele leva a vida e o que procura no seu produto, quanto mais personas que cheguem o mais perto possível do seu público a criação de estratégias será mais assertiva tendo o sucesso esperado. 

Quais fatores são decisivos na compra?

 Os influenciadores da decisão de compra do consumidor são diversos.listamos os principais que impactam diretamente na hora da compra e escolha: 

  • Classe Social: Esse fator está ligado diretamente à renda do cliente, o que por consequência sua decisão de compra, clientes com classe social elevada, tendem a adquirir produtos que eles acreditem que se encaixam ao seu perfil, e a qualidade esperada. Onde o posicionamento e a condição de status podem se tornar um agregador. 
  • Cultura: Sem dúvidas as crenças e princípios do cliente afetam no modo que ele consome. Produtos que geram a identificação de seus gostos e seus valores, tendem a criar uma relação e proximidade com ele. 
  • Gostos e Personalidade: Outro fator está no gosto e personalidade, na verdade esse aspecto move diversas decisões em nossas vidas, produtos e serviços ligados aos hobbies, estilo de vida do cliente e suas atitudes geram maior interesse. 
  • Círculo social: Quem nunca foi influenciado a adquirir algum produto e/ou serviço porque seus amigos e familiares ou até mesmo por algum influenciador digital, sejam eles artistas, blogueiros e celebridades que acompanhamos nas redes sociais, e passamos a consumir algo que eles estão consumindo? Isso serve para alimentos, bebidas em um momento de descontração, ou até mesmo uma série que está em alta no momento. Isso se encaixa na hora de comprar também, em que o consumidor pode se consultar com pessoas próximas para buscar uma opinião, ou até mesmo falar bem de seu produto para elas. 
  • Avaliações: Um outro ponto muito bacana e que vem ganhando relevância na hora de decidir sobre a compra de determinado produto ou serviço, são os diversos recursos de avaliações, onde os próprios consumidores trocam informações sobre sua percepção e experiência sobre a marca e o que foi adquirido. Com isso é possível ter uma visão maior sobre a qualidade do atendimento, se o produto atende as expectativas entre outras coisas. Os principais canais utilizados estão: Avaliações do Google, TripAdvisior e Reclame Aqui

Gatilhos Mentais que influenciam na compra 

Além desses aspectos que falamos, existem alguns gatilhos mentais que podem ajudar o consumidor a sentir a necessidade e o interesse em seu produto.

  • Reciprocidade – É algo que por consequência o consumidor retribui adquirindo um produto ou passando alguma informação importante, essa última é muito utilizada quando é necessário preencher questionários para adquirir algum produto grátis por exemplo.
  • Autoridade – Depoimentos de pessoas especialistas no assunto, que podem transmitir credibilidade ao seu produto ou serviço.
  • Escassez– A necessidade de adquirir antes que acabe, muito utilizado em promoções que dizem: últimas peças, ou somente hoje.
  • Afinidade – Identificação da crença do cliente, com a visão e valores da sua marca e produto.
  • Aprovação social – Se sentir parte de um todo, em que o ciclo social vai aprovar, caso esteja consumindo algum bem ou serviço.
  • Prova social – Depoimento de clientes que já consumiram o seu produto e marca, e estão satisfeitos com o resultado. 

Quem poderia imaginar que existem tantos pontos e estudos por trás de uma realização de venda não é mesmo? Mas quando bem estruturados, e alinhados com a persona correta, o sucesso da venda é maior, e a fidelização do cliente com a sua marca também, fazendo com que ele sinta vontade de retornar e adquirir novamente. 

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